Sonar de Varredura Lateral (Side Scan)

O sonar de varredura lateral (Side Scan Sonar) Starfish 450F possui 37 cm de comprimento, 11 cm de largura e 9,7 cm de altura, pesando 2 kg fora da água e 1 kg submerso.

O equipamento é revestido de poliuretano reforçado e pode atuar em profundidades de até 50 metros. Seu cabo de reboque tem 20 metros de comprimento, com poder de tração de 150 kg. Seu alto potencial de imunidade à ruptura se dá por um revestimento interno de malha de Kevlar®. Este equipamento rebocável possui dois transdutores na parte inferior – a um ângulo de 30° a partir de sua linha horizontal. A partir desses transdutores o feixe acústico vertical emitido tem largura nominal de 60° e o feixe acústico horizontal de 1,7°.

O sonar opera em uma freqüência fixa de 450 kHz e tem alcance de até 100 metros em cada canal, provendo uma cobertura máxima de 200 metros de largura, a depender da profundidade de varredura. O sistema é composto pelo sonar (denominado “peixe”), uma caixa conversora, um cabo de 20 metros de comprimento para reboque e transmissão de informações, um adaptador de força e um notebook para leitura do “mapeamento” em tempo real.

Acoplado ao sistema utiliza-se um GPS Starfish Receiver, com uma sensibilidade de rastreamento de -159 dBm. O sonar de varredura lateral emite ondas de alta freqüência, através de um transdutor, que se propagam na água, refletem no assoalho oceânico ou subaquático e nas feições e anomalias lá presentes e retornam ao aparelho. A emissão de dois feixes laterais, característica desse tipo de sonar, permite uma maior cobertura de área quando comparada a um sonar de medição pontual, otimizando a prospecção.

Fatores inerentes ao fundo oceânico ou a outros corpos hídricos – como a sua micro-morfologia e a textura dos sedimentos – controlam a quantidade de energia refletida pelo sonar. Além disso, anomalias que se elevam do assoalho são detectadas pelos feixes, uma vez que os mesmos produzem uma zona de sombra.

Aplicações

– Arqueologia subaquática
– Busca e localização de objetos submersos
– Estudos de geomorfologia subaquática
– Pesquisas científicas e ambientais