Arqueologia Subaquática

Em arqueologia profissional é necessário o conhecimento prévio e total do fundo antes que o mesmo sofra alterações (em construção ou ampliação de portos ou em operações de dragagem de manutenção ou aprofundamento de canais, por exemplo).

Tanto para fins de arqueologia profissional quanto científica o Nutecmar, em conjunto com a obtenção de imagens acústicas de relevo e anomalias do fundo através de sonar de varredura lateral (side scan sonar), oferece o serviço de obtenção de imagens por ROV para identificação de sítios e de artefatos de relevância arqueológica – método não-destrutivo que preserva as características do local ao mesmo tempo em que permite seu estudo.

Já na penetração de navios naufragados, especialmente em espaços e acessos reduzidos, o ROV garante a segurança na exploração (sem a exposição de mergulhadores a situações de risco) ao mesmo tempo em que registra todas as estruturas e artefatos relevantes em tempo real.

O uso de manipuladores também permite a coleta de artefatos in loco com pouca ou nenhuma alteração do sítio arqueológico alvo do estudo.